terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bahia: Derrota holandesa

            Como citamos anteriormente, a primeira investida holandesa ocorreu na Bahia. Embora tenham ocupado Salvador, os holandeses não conseguiram permanecer na cidade por muito tempo. Por ser a capitania mias lucrativa da época Pernambuco se tornou o próximo alvo dos Holandeses. Essa invasão ocorreu em 1630. Durante cinco anos de luta os holandeses não conseguiram dominar totalmente os engenhos de açúcar. Os anos de guerra causaram grande desordem econômica na produção do açúcar e um relaxamento no controle sobre os escravos, que, aproveitando a situação, fugiram, em grande número, dos engenhos. O quilombo dos Palmares cresceu muito neste período, pois era o refúgio procurado desses escravos.
             A Ordem e a paz só vieram prosperar na região, com a chegada do conde João Maurício de Nassau, nomeado governador com a colaboração dos luso-brasileiros. ( 1637-1644). A concessão de créditos aos senhores de engenho, a tolerância religiosa, as várias obras urbanas que estimulou a vida cultural, foram algumas características do seu governo.
Após a saída de Nassau do cargo de governador, em 1644, o duque de Bragança recuperou o governo de Portugal e pôs fim ao domínio espanhol.
        Com o fim da União Ibérica , desencadeou-se em Portugal uma grave crise econômica: Pois o país havia perdido parte de suas colônia para os holandeses, franceses e ingleses durante o período que esteve submetido a dominação espanhola. Para solucionar esse problema o governo português recorreu à Inglaterra assinado tratados para dinamizar a economia do país e tomando empréstimos. Adotou também uma política rigorosa em relação ao Brasil, uma das poucas colônias que ainda lhe restavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário